top of page

Pi, o mais famoso número da História

REFERÊNCIA BÍBLICA

No Antigo Evangelho (uma das mais antigas referências feitas ao Pi), num conjunto de especificações para a construção do Grande Templo de Salomão, os Hebreus atribuíam ao Pi o valor de 3. 

MÉTODO DE ARQUIMEDES

 

  Arquimedes de Siracusa ( 287-212 a.C. ), pôs mãos à obra com expedientes novos, muito mais profundos. Sabia que p não era racionalmente determinável, ou, ao menos, o suspeitava.

    Assim sendo, propôs-se descobrir um processo para a determinação de  Pi , o Método de Arquimedes , com a precisão que se desejasse. Este usou, processos geométricos, complicados mas gerais, que dão limites inferiores e superiores para Pi . Arquimedes utilizou alguns polígonos regulares, com um número crescente de lados, até chegar ao polígono de 96 lados, através do qual obteve a seguinte aproximação de Pi , 3.1410 < Pi < 3.1428.

 

 

 

  Em 1706, o matemático inglês William Jones usou pela primeira vez o símbolo      para representar o Pi. A sua utilização por parte do matemático suiço Leonhard Euler, tornou este símbolo no modelo base para a sua representação.

...

 

O desenvolvimento e evolução da computação foram permitindo o cálculo cada vez mais preciso das casas decimais do Pi. Recentemente, três matemáticos (um americano e dois canadianos) calcularam 10 biliões de casas decimais, cada uma calculada individualmente.

A EXPLOSÃO DO SEU CONHECIMENTO

= 3,14...

 

 

APROXIMAÇÃO EGÍPCIA E BABILÓNIA

Os egípcios apresentavam uma aproximação para o valor de Pi correspondente a 3,16 (no Papiro de Rhind). Já os babilónios apresentavam uma aproximação de 3,125. Ambas as aproximações permanecem por ser explicadas, uma vez que desconhecem-se os métodos utilizados para a sua obtenção.

APROXIMAÇÃO DE TSU CHI

Descobriu-se recentemente que, no ano 480 , um engenheiro hidráulico de nome Tsu Chung- Chi ( 430-501 d.C. ), chegou a um valor de Pi extraordinariamente preciso, considerada a época em que foi calculado. O Pi de Tsu Chung- Chi, na nossa notação decimal, oscilaria entre 3.1415926 e 3.1415927. Também o seu método de cálculo permanece desconhecido.

 

 

Contudo, não é nada mais nada menos do que o quociente entre o perímetro de uma circunferência e o seu diâmetro:

 

 

bottom of page